domingo, 5 de abril de 2009

Firth of Fifth

Essa música tinha que ser colocada dentro de uma cápsula e mandada para o espaço! Se algum ser de outro planeta encontrá-la  seria a prova de que existe vida inteligente na Terra. Tem um dos solos mais lindos da história do Rock, na minha opinião, é claro. Não é o Peter Gabriel nos vocais, mas Phil Collins manda bem. Veja como o cara é um exímio baterista.

Uma curiosidade: A versão original (com PG nos vocais) tem uma introdução linda de teclado. Tony Banks disse que uma vez errou a introdução ao vivo e por isso nunca mais a tocou novamente nos shows.  Na versáo original também tem a flauta transversal tocada por PG. Ao vivo, essa parte é feita por Tony.

Perceba o climax da música com o solo da guitarra e as duas bateras. O outro baterista é Chester Thompson (que já tocou no Weather Report e com o Frank Zappa!). The path is clear…

PS: o nome da música é uma brincadeira com com o nome “Firth of Forth” (literalmente Estuário Adiante), um grande estuário localizado na costa oeste da Escócia, próxima a capital Edimburgo. "Forth" (adiante) é de mesma pronúncia que a palavra Fourth (quarto), enquanto que o Fifth do título significa "quinto". Sacou?

Genesis – Firth of Fifth (live)

Nenhum comentário: