domingo, 21 de março de 2010

Primo Carbonato – USP - 1994

No ano de 1994, 60 malucos (dentre eles, eu) ingressaram no curso de Química da Universidade de São Paulo. Era comum um show da banda Césio-137 e uma festa no Centro Acadêmico com toda a bicharada (leia-se, alunos ingressantes na universidade!). Muito rock, pirotecnia, comida, bebida e alegria.

Passei o domingo arrumando meu humilde lar e me deparei com o '”Primo Carbonato”, um livrinho entregue a todos os alunos. A edição que eu tenho chamava-se Edição do Calouro. Boas lembranças: dos amigos, dos karaoIQs (esse criado pela minha turma!), da emoção ao descobrir que passamos em Química Quântica, do Basquete no CEPEUSP, do Pebolim no CA da Engenharia Química, bom… de tudo que uma vida universitária proporciona. Admito que eu não aproveitei tudo o que gostaria, afinal tive que me dividir em um curso integral (eram 8h de aula por dia, com exceção da sexta-feira à tarde, o que nao adiantava muito pois era quando fazíamos relatórios), em lecionar a noite (afinal, precisava me sustentar) e minha namorada. Mas não em arrependo de nada, foram 4 anos muito felizes e que ajudaram a formar minha personalidade e o que hoje eu sou. Abaixo segue um texto escrito neste Primo Carbonato pelo Prof. Dr. Paulo Sergio Santos. Caro professor Paulo, espero ter contribuido para que suas palavras não tenham sido em vão.

A FUNÇÃO DA UNIVERSIDADE

“Antes de mais nada gostaria de expressar nossas congratulações aos alunos ingressantes do curso de Química da Universidade de São Paulo. A área do conhecimento que compreende a Química sofreu enorme expansão ao longo das últimas décadas, apresentando vários pontos de interface com várias outras ciências. Isto faz com que formar bons químicos atualmente se constitua num grande desafio, que só pode ser vencido através de uma formação básica sólida e aprofundada.

Por outro lado, a funcão da Universidade vai muito além de proporcionar uma formação em áreas específicas do conhecimento. Deve, acima de tudo, proporcionar um ambiente intelectual estimulante ã formação de indivíduos críticos, capazes de entender como a sua área de conhecimento específico se insere no panorama cultural, econômico, social e artístico.

É pois, de extrema importãncia, que o estudante vivencie a Universidade através de uma óptica muito mais abrangente do que aquela de seus interesses mais imediatos. É, importante que estudantes e professrores tenham, desde o início, um relacionamento intelectual e humano que vá muito além das estreitas fronteiras de uma condicao passiva para uma condição ativa, contribuindo para manter a Universidade como centro criativo de conhecimentos. Esse é, pois, o desafio que se apresenta a todos nós, e esperamos com convicção que vocês, ingressantes, nos ajudem a vencê-lo.”

Prof. Dr. Paulo Sérgio Santos - 1994

Nenhum comentário: