domingo, 10 de maio de 2009

Elis Regina Carvalho Costa

Parem tudo! Eu estava preparando um post quando comecei a assistir o DVD “Elis Regina Carvalho Costa”, lançado recentemente pela Trama em parceria com a Som Livre. O show faz parte do arquivo da Rede Globo de Televisão (que por sinal tem muita coisa boa, bem diferente da programação atual).

Assistindo a apenas 10 minutos do DVD (que começa com uma quebradeira fantástica da banda sob regência do grande Cesar Camargo Mariano) não resta dúvida: A gengivinha foi uma das melhores cantoras e intérpretes que já pisou neste planeta. Na minha humilde opinião ninguém neste país chega aos pés de Elis.

Elis ginga, chora, ri e dança sem desafinar um oitavo de nota sequer. Faça um bem para você: OUÇA ELIS!

Muita Gente se esbalda, emociona e se encanta com Maria Rita (filha de Elis e Cesar). Eu também gosto muito dela. Assistindo a este DVD é possível compreender porque Maria tem esse talento: Papai e Mamãe simplemente detonam!

Elis também teve a oportunidade de tocar com um dos melhores grupos já formados no Festival de Jazz de Montreux de 1979: Cesar Camargo Mariano (teclados), Luizão Maia (baixo), Hélio Delmiro (guitarra), Paulo Braga (bateria) e Chico Batera (percussão). Três anos depois de Montreux perdemos Elis :-(

O que vou colocar abaixo é uma amostra da capacidade de Elis. Neste mesmo festival o grande Hermeto Pascoal toca junto com a pimentinha. Hermeto desafia Elis e vai mudando o arranjo da música Corcovado e improvisando. Elis aceita o desafio. Os vencedores da batalha: Nós!

PS: Tente perceber o que Elis diz para Hermeto aos 4:03 minutos. Algo digamos… sutil, hehe

Elis e Hermeto – Montreux (1979)

2 comentários:

Unknown disse...

oi... muito bom. Cada vez que ouço Elis, tenho a mesma certeza, como o que vc escreveu: não há melhor cantora, é ela (sempre). A voz é maravilhosa, sem dúvida, mas o que é mais impressionate é a maneira como interpreta(va) cada uma das músicas. Viva a nossa pimentinha!

Nesse vídeo, ai é sacanagem, né? esses dois são demais...

Bruninho disse...

Tem certos momentos em que eu simplesmente penso em desistir de tocar. O dia em que eu chegar aos pés desses dois eu me aposento.
E sobre o "elogio" de Elis em 4:03... realmente, tem certas coisas que não se faz!
hahaha