domingo, 24 de maio de 2009

Zé Rodrix e Zé Lino

A vida realmente é uma enorme caixa de surpresas e emoções. Desde criança sempre fui maníaco por música. Meu pai tinha uma vitrola pequena e azul. Eu, mesmo antes de saber ler e escrever, já sabia trocar a agulha do aparelho e colocar os Lps para tocar. Analisando hoje em dia vejo que meu pai era bem eclético: Ouvia de Trio Nordestino a Ivan Lins (esse por sinal, era quem mais o emocionava. Ele gostava de me ouvir dedilhar no violão a música “A Bandeira do Divino”, e eu, é lógico, para fazer média com o velho de vez em quando tocava esse som).

Lembro particularmente de um compacto que eu curtia muito, principalmente porque achava engraçado. Assim que aprendi a ler vi que o compacto era de um tal de Zé Rodrix. A música que tanto nos divertia era uma tal de “Quando Será?”. Até hoje eu sei a letra decor e salteado.

Na minha adolescência, eu e um amigo encontramos, por uma coincidência, essa música em um Lp coletânea na casa dele e eu gravei a música (junto com outras clássicas do Roberto Carlos) e dei de presente para o meu pai. Ele curtiu muito… onde será que anda essa fita? hmmm

Bom, ontem fiquei sabendo (atrasado) que Zé Rodrix se juntou a meu pai… imediatamente (inevitável né?) muitas coisas voltaram a minha mente, lembranças, emoções…

Zé Rodrix foi uma pessoa importantíssima na história de nossa música. O cara fez parte do Som Imaginário. Uma banda que possui três discos muito bons, sendo que só o primeiro tem participação de Rodrix. O Som Imaginário foi criado para acompanhar Milton Nascimento em seus shows ao vivo. Te uns intrumentais fantásticos. Vale a pena conhecer!

Sobre o grupo “Sá, Rodrix e Guarabira” então, considere audição obrigatória. A música “Cumpadre meu” é um hino do chamado rock rural. Essa música por sinal chegou a tocar no início da rádio Kiss FM’. Outro clássico é “A primeira canção da estrada”.

Outra grande participação de Rodrix foi com a banda Joelho de Porco (assisti a um show deles há pouco tempo… hilário e rock`n roll).

Dentre as grandes obras deste grande compositor temos a inesquecível “Casa no campo”, imortalizada na voz de Elis Regina.

Bom, ambos os Zés não estão mais entre nós mas deixaram muitas lições e saudades…

Sá, Rodrix e Guarabira – Primeira Canção da Estrada

2 comentários:

Cleriston disse...

Edson, obrigado pela oportunidade de poder lembrar de momentos de nossa infância! Um abraço de seu irmão! Cleriston

Unknown disse...

Edsãããoooo, muito obrigada! fazia um tempão que eu não ouvia essa música, muito boa,
beijo