sábado, 25 de julho de 2009

Satriani, Wakeman, East, Powell…

Durante um período da minha adolescência eu considerava Joe Satriani o maior guitarrista do mundo! Quando somos adolescentes e somos fissurados em música uma característica é sempre eleger alguém como o melhor. Ou se não elegemos esse alguém, ficamos sempre em busca do melhor: o melhor guitarrista, a melhor banda, o maior baixista, etc, etc, etc…

Quanto mais estilos musicais vamos aprendendo a conhecer,  mais bandas e músicos vamos descobrindo e/ou redescobrindo, percebemos que a tarefa de eleger “o cara” é praticamente impossível. Cada um tem seu estilo, sua influência, pegada, e contribuição para a música (isso sim é o importante!). Satriani hoje não está no pedestal onde eu o colocava, mas de qualquer forma o considero importante para a minha geração e para a formação de grandes músicos da época. Afinal, ele foi professor de Steve Vai, Kirk Hammet (Metállica) e Alex Skolnick (Testament e Alex Skolnick Band – voltada para o Jazz).

Mesmo que  não goste de determinado estilo ou artista é importante conhecê-lo, afinal, em último caso, é aquilo que você não está disposto a repetir ou reproduzir, certo?

O vídeo abaixo foi extraído do show “Una noche a Sevilla”, gravado em 19 de Outubro de 1991. Os músicos que participaram desse evento, que tinha como foco principal a guitarra, foram: Joe Satriani, Steve Vai, Brian May, Nuno Bittencourt, Joe Walsh, Paul Rodgers, Rick Wakeman, Gary Cherone, Steve Ferrone, Cozy Powell, Neil Murray, Nathan East, Maggie Riley. Vi esse show na época em uma fita VHS emprestada de um amigo do trabalho. Eita tempo bom…

Joe Satriani – Always with me, always with you

Nenhum comentário: