sexta-feira, 11 de junho de 2010

A vida musical em Focus

Embora eu tenha citado esta banda holandesa no primeiro texto deste blog, peço desculpas por nunca ter colocado um vídeo sequer deste grupo que é um ícone do rock progressivo. Impossível não se render ao bom gosto do guitarrista Jan Akkerman e ao brilhante e FENOMENAL vocalista, organista e flautista Thijs van Leer.

Ao ouvir um álbum do Focus, Genesis (estava ouvindo o disco 2 de “The Lamb Lies Down on Broadway”, que coisa linda!), Pink Floyd, Yes, Led Zeppelin, Beatles e outros tantos, é muito difícil não bater o saudosismo (mesmo para quem não viveu naquela época)… quanta criatividade, bom gosto, ousadia… tudo bem que o momento histórico e o LSD (olha a Química aí gente!) influenciaram bastante, mas não foi apenas isso. Sei lá, um momento mágico talvez? O ser humano evoluiu tanto na ciência nos últimos 40 anos… já imaginaram se na música tivesse ocorrido o mesmo? Ou ocorreu e eu que não evolui? Pode ser!

Não estou desprezando os músicos rockeiros de hoje, afinal tem muita gente boa. MUITA… MUITA mesmo…  mas é dífícil ouvir algo e não fazer uma comparação com o passado. Talvez hoje estejamos mais preocupados com a técnica? Hoje os nossos i-pods e mp3 players acabam tendo centenas de músicas e porque será que nenhuma  nos marca tanto como, por exemplo, uma clássica dos Beatles? Eu não tenho respostas e talvez tenha escrito besteira, mas sei lá… fico incomodado.

“Nossós ídolos ainda são os mesmos e as aparências não enganam não…”

Abracadabra, ou melhor… Hocus Pocus!

Focus - “Sylvia/Hocus Pocus” ao vivo em 1972

Nenhum comentário: