sábado, 10 de janeiro de 2009

O 14 BIS é nosso! Quem acredita sempre alcança...

Há cerca de 16 anos eu estava voltando para casa com um amigo e com meu violão quando um colega que acabara de comprar seu carro nos deu uma carona. Não me lembro agora o motivo, mas antes de ele nos deixar em casa fomos a um outro bairro próximo. No toca-fitas do Fusca azul tocava a música "Mais uma vez" do grande 14 Bis, música esta que atualmente tem muito significado para mim...

A gravação era do disco "14 Bis ao vivo", lançado em 1988. Era o último álbum com Flavio Venturini fazendo parte da banda. Na realidade, era praticamente o show de despedida de Flávio que partira para a carreira solo.
O disco é muito bom. 14 Bis é muito bom. No estúdio muitas vezes suas músicas podem soar simples ou até mesmo ingênuas, mas não se engane: a banda é formada por músicos fantásticos e suas composições não tem nada de simples. Ao vivo então é um show de técnica, vocal e bom gosto.


Cláudio Venturini (foto) é um ótimo guitarrista. Sérgio Magrão ao lado de Hely Rodrigues formam uma grande "cozinha". O tecladista Vermelho tem um blog interessante, onde conta sua experiência e também suas aventuras pelo rock progressivo. Ah, e sua paixão pelo Genesis, hehe.
E Flávio Venturini?... bom, o cara compôs o hino do rock progressivo nacional:"1974". Bom, mas isso merece um post especial...

Sugiro a audição deste álbum ao vivo e também das faixas intrumentais "As quatro estações de Vega" e "14 Bis instrumental I e II".

Mais uma vez - Flávio Venturini e Renato Russo

Mas é claro que o sol
Vai voltar amanhã
Mais uma vez, eu sei
Escuridão já vi pior
De endoidecer gente sã
Espera que o sol já vem

Tem gente que está do mesmo lado que você
Mas deveria estar do lado de lá
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar
Tem gente enganando a gente
Veja nossa vida como está
Mas eu sei que um dia a gente aprende

Se você quiser alguém em quem confiar
Confie em si mesmo

Quem acredita sempre alcança

Nunca deixe que lhe digam
Que não vale a pena
Acreditar no sonho que se tem
Ou que seus planos nunca vão dar certo
Ou que você nunca vai ser alguém
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar
Mas eu sei que um dia a gente aprende

5 comentários:

Anônimo disse...

Ah! 14 Bis! Bons tempos em que o rock nacional produzia coisas boas como essa! Hoje só tem lixos como Fresnos e NX Zeros...

"Linda Juventude" e "Planeta Sonho" fizeram parte de minha adolescência.

Abraço!

AvanTesmA disse...

Não tem nada a ver com 14 Bis, mas quando eu vou ler algo sobre Frank Zappa nesse blog? Somente uma sugestão ;-)

Amplexos

AvanTesmA disse...

Ah, minha memória de efeito retardado me trouxe posteriormente referências sobre bandas que foram, como o "14 Bis", geniais: Premeditando o Breque, 365, Plebe Rude (quem não se lembra?). Joelho de Porco, ah, minha adolescência. Agora eu redescobri pq já não mais tenho coragem de ligar o rádio nos dias de hoje. Pq como o colega acima afirmou, só se produz lixo nos estúdios atualmente.

Odisseo disse...

Valeu pelo blog. só prá engordar o debate...to precisando de uma música motivacional, com conteúdo, prá cima e de preferencia desses grupos novos...any sugetion?

Unknown disse...

O que os colegas disseram é a mais pura verdade!
Não se pode comparar essas porcarias que se produzem atualmente com "Planeta Sonho"
por exemplo!