segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Stevie Wonder - Harmônica e Soul

A maioria das pessoas associa o senhor Steveland Judkins Hardaway, nascido em Michigan no ano de 1950, a um grande astro da música Pop. Sim, ele é! Mas antes disso é bom saber que:
1. O cara começou sua carreira com pouco mais de 10 anos de idade utilizando o pseudônimo de Little Stevie Wonder.
2. Stevie é um exímio gaitista, principalmente com a gaita cromática (a grandona, utiilizada por músicos de Jazz). Bom, vamos nomear direitinho: gaita é o nome antigo, o correto é Harmônica, mais precisamente Harmônica de Boca. A gaita menor, utilizada por músicos de Blues é a chamada gaita diatônica.
3. Ele tem álbuns no início de sua carreira (década de 60) fazendo muita música instrumental de qualidade, principalmente Jazz, utilizando sua harmônica, e é lógico, seu piano.
4. Seus albuns dá década de 70 pela gravadora Motown (especializada em Soul e Funk) são excelentes. Muito swing e groove.
5. Meu ex-professor de gaita (Sérgio Duarte) considerava Wonder o "rei do pizzicato". Mesmo essa técnica sendo atribuída a forma de "beliscar" as cordas de um instrumento, acho que dá para compreender o que isso significaria na cromática.

Bom, depois de tudo isso ele pode ser Pop. Precisa provar mais o que?


3 comentários:

kterumi disse...

Stevie Wonder têm músicas maravilhosas, mas uma delas que eu mais gosto chama-se "Supersticion", maravilhosa com levadas funk e super gostosa de ouvir e dançar!

kterumi disse...

Pra quem gosta de Stevie Wonder e Spike Lee, não pode deixar de assistir o filme "Febre da Selva" que tem a trilha de Stevie Wonder. O filme fala sobre duas famílias, uma afro-americana, a outra, italo-americana, e como elas lidam com a realidade de um caso amoroso entre uma pessoa de raça negra e outra de raça branca. Wesley Snipes, ator principal desse filme, interpreta o papel de um arquiteto em ascensão, Fliper Purity, e Annbella Sciorra, o papel de Angie Tucci, sua amante que cresceu nos subúrbios pobres de NY.
Recomendo!

Anônimo disse...

O título de seu post não poderia ser mais adequado: Stevie Wonder sempre combinou da melhor forma sua sensibilidade harmônica com uma natureza soul riquíssima. E agora ele se prepara para lançar um DVD em março. Será o primeiro de sua carreira! O disco deverá ter perto de 30 vídeos com as atuações de Stevie em Londres, no ano passado. Olha só os detalhes:
http://cotonete.clix.pt/quiosque/noticias/body.aspx?id=41962
E depois de alguns anos em que ele ficou injustamente esquecido, parece que nesse ano só tem Wonder, depois de ele cantar com Beyoncé para Barack Obama! S-w-e-e-t!